NAMATI Moçambique na APC Moçambique.

NAMATI Moçambique é uma organização moçambicana que trabalha em parceria com o Ministério de Saúde na promoção e defesa do direito à saúde.

Atualmente a NAMATI tem defensores de saúde nas províncias de Maputo e Inhambane e em Maputo Cidade.

A NAMATI visa melhorar a qualidade de vida e o acesso aos serviços através de: Educação e disseminação dos protocolos, políticas, leis e direitos e deveres relacionados com a saúde; facilitação do diálogo entre a comunidade e a unidade sanitária; fortalecimento dos comitês de saúde e de co-gestão e humanização; colaboração com os profissionais de saúde como agentes-chave na humanização dos serviços de saúde; apoio e na auscultação, seguimento e resolução das reclamações sobre o sistema de saúde; advocacia baseada em evidências para influenciar as políticas e práticas.

A visão da NAMATI Moçambique não é apenas ter impacto nos locais onde trabalha mas também usar a aprendizagem no terreno, incluindo os desafios levantados pela comunidade, para influenciar as políticas e práticas no sistema de saúde.

A APC Moçambique está empenhada em melhorar a saúde geral das nossas comunidades – comunidades onde vivemos e trabalhamos, e comunidades que partilham o nosso objetivo de melhorar os cuidados de saúde em todo o mundo.

Sendo assim a APC Moçambique estabeleceu uma parceria com a NAMATI Moçambique com a finalidade, proposta e meta de fazer diferença e trazer vida digna a nossa população. Objetivo ambicioso mas fundamental, necessário e URGENTE.

A APC Moçambique promoveu um encontro entre pais e encarregados de educação El Shaddai e representantes NAMATI Moçambique com os seguintes temas, assuntos e abordagens: recomendações para assegurar o respeito pela privacidade nas unidades sanitárias, impacto na saúde, contexto legal, formas de violação da privacidade, recomendações para garantir a privacidade dos utentes, pacientes ao nível da unidade sanitária, ao nível do distrito e da província, ao nível central.

Também assuntos como cobranças ilícitas, direitos das pessoas afetadas pela tuberculose, e HIV e SIDA.

Ainda foi abordado e nosso público, El Shaddai conheceu a Carta dos Direitos e Deveres do Utente, Paciente aprovada e adequada, ajustada, apropriada e moldada em 2007 pelo Ministério da Saúde (MISAU) que reafirma os direitos humanos fundamentais na prestação dos cuidados de saúde e protege a dignidade e integridade humana, bem como o direito à autonomia.

Representando a NAMATI Moçambique no encontro estavam, Maria Vasco, Ana Mabjaia e Saugina Pedro.

Ainda todos os membros do Ministério JUAD Juniores e Adolescentes APC Moçambique foram alcançados pelo trabalho e receberam todo o material informativo da NAMATI Moçambique.

Venha com a APC Moçambique fazer Missões, Evangelismo e Desenvolvimento Comunitário de forma diferente, criativa e inovadora, comprometida, responsável e de grande impacto e transformação social.

“E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.

FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetocidadao.org/

Web Site: www.projetocidadao.org

E-mail: contatos@projetocidadao.org

WhatsApp e Telefone: 00 258 8264 46 233