Dia Mundial do Doente

Celebra-se no dia 11 de Fevereiro, o Dia Mundial do Doente.

Instituída em 1992, pelo Papa João Paulo II, a data visa sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de apoiar e ajudar todos os doentes.

Qualificar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde, colocando o doente no centro do sistema de saúde, tem sido uma recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde, seguida pelo Serviço Nacional de Saúde – SNS.

Em celebração ao Dia Mundial do Doente o CPJ – Conselho Provincial da Juventude – Maputo prestou apoio matinal no atendimento a doentes no CSP – Centro de Saúde do Picoco 1.

Organizado em conjunto com a APC Associação Projeto Cidadão no âmbito do Dia Mundial do Doente, o Conselho Provincial da Juventude (CPJ) de Maputo visitou o CSP – Centro de Saúde de Picoco 1, na Localidade do Gueguegue, Distrito de Boane, para prestar apoio matinal e saber como tem sido o dia a dia das crianças padecendo de diferentes doenças.

Nesta atividade, o CPJ – Conselho Provincial da Juventude esteve representado por Latifah Tavares, Chefe do Gabinete do Presidente, e por Melena Sambo, Chefe do Departamento do Gênero Saúde e Ação Social, ainda na equipe estava a Irafina Ricardo Chigule Comunicação e Imagem no CPJ.

Na sua intervenção, Latifah Tavares disse às mães e responsáveis pelas crianças que devem garantir a toma da medicação para que cresçam e cresçam com saúde.

Ainda no mesmo âmbito, Melena Sambo conversou, interagiu e trocou impressões com os ativistas e técnicos de saúde e visitou o interior daquela unidade sanitária, tendo constatado que o CSP Centro de Saúde do Picoco 1 está a funcionar em condições que perigam a vida dos utentes pelas rachaduras que as paredes apresentam e pela não observância do distanciamento social devido ao pequeno espaço que eles dispõem para exercer as suas atividades.

Eulitos Augusto, enfermeiro geral no Picoco 1, partilhou as dificuldades que tem enfrentado naquele centro. Augusto afirmou que a falta de espaço tem criado desconforto para os pacientes que lá se fazem, seja para assistência no parto assim como para testagem, porque o mesmo espaço que funciona como maternidade é usado também como sala para testagem, o que faz com que não haja sigilo e privacidade na hora do atendimento.

A enfermeira chefe e responsável pelo CSP – Centro de Saúde do Picoco 1, Amalia Matlombe Manjate não se fez presente na recepção da equipe visitante e na atividade proposta pelo CPJ – Conselho Provincial da Juventude e pela APC Associação Projeto Cidadão alegando estar em uma formação no Distrito de Marracuene.

Ainda neste dia a equipe do CPJ – Conselho Provincial da Juventude visitou as instalações da Escola Comunitária El Shaddai da APC Moçambique e conheceu parte dos programas, projetos e trabalhos executados pela ONG Organização não Governamental, ainda interagiu com os alunos, educandos dos dois (2) turnos manhã e tarde e também com os professores, direção e equipe de apoio.

Nas atividades ainda se fizeram presentes os jovens Josué Messias Mucavele Jó e Paulo Ernesto, ambos membros da ACDC – Associação da Cooperação para o Desenvolvimento Comunitário.

A coordenação e direção da APC Moçambique ofereceu aos visitantes um pequeno lanche.

Foi um dia de muita descontração e trabalho onde os visitantes conheceram melhor a Comunidade do Picoco 1, na Localidade do Gueguegue em Boane.

Venha com a APC Moçambique fazer Missões, Evangelismo e Desenvolvimento Comunitário de forma diferente, criativa e inovadora, comprometida, responsável e de grande impacto e transformação social.


“E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

 

Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.

FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetocidadao.org/

Web Site: www.projetocidadao.org

E-mail: contatos@projetocidadao.org

WhatsApp e Telefone: 00 258 8264 46 233