O que esperar?????

apc-tenda-da-vidaO que esperar de um Ano Atípico diferente e fora do normal?

O que dizer de um ano onde tudo estava planejado e com a Pandemia, COVID19 / Coronavirus tudo foi desfeito e desplanejado.

O que dizer do “Novo Normal” deste período de readequação da sociedade, após essa crise mundial?

A expressão “Novo Normal” vem sendo exaustivamente usada, nos últimos meses, quando se percebeu que o COVID19 / Coronavírus havia impactado de forma indefectível, incontestável, infalível a sociedade global / mundial e a APC Moçambique não ficou sem ser diretamente atingida, desprogramada e afetada.

O que dizer em especial da APC Moçambique Base na Comunidade do Picoco 1 na Localidade do Gueguegue em Boane onde todos os seus projetos, programas e trabalhos foram paralisados, abortados e cancelados neste período e tempo?

1) Educação de Infância, 55 alunos, o mais provável é que esse ano de 2020 não retorne a sala de aula está faixa etária de 03 a 05 anos de idade. A direção e coordenação pedagógica El Shaddai, já estão estudando, trabalhando e organizando para 2021 o retorno do Departamento de Educação de Infância El Shaddai.

2) Ensino Primário, 88 alunos, ainda com muitas incertezas e indefinições e nada muito claro sobre está faixa etária. Retorno ou não retorno. Muitas são as expectativas e também as dúvidas.

3) Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos, 68 alunos, triste e frustrante porque tínhamos alunos, homens e mulheres, (pessoas amadurecidas) todos vibrantes com o ensino e aprendizagem. Hoje dispersos. APC Moçambique esta organizando retorno para 2021.

4) JUAD – Juniores e Adolescentes 114 alunos, nada de encontros presenciais recreativos, desportivos, culturais e educativos. Retorno previsto para 2021.

Treinamento e Ampliação do Ministério JUAD em Moçambique 2021,
1) – Distrito de Milange na Província da Zambézia, fronteira com o país vizinho Malawi,
2) – Mafanbisse, Dondo e Beira Província de Sofala,
3) – Cidade de Maputo, Província de Maputo,

Treinamentos Internos JUAD Boane 2020,

A Chefe Funcional Celeste Manhiça e o Coordenador Celso Paulo Cuco marcaram, agendaram treinamentos internos com a equipe de liderança local para;

1) – Agosto,
2) – Setembro,
3) – Outubro,
4) – Novembro,

5) Tenda da VIDA, Em parceria Conexão Brasil – África, (AFM International) 6 eventos cancelados no primeiro semestre, tínhamos 05 eventos de Agosto a Dezembro, sem aqui contar e incluir a Graduação El Shaddai. A Tenda da VIDA está encostado, guardada no depósito. Retorno previsto para 2021.

Tenda da VIDA.
“Uma Visão Que Produz Paixão!”
(Evangelização, Educação e Desenvolvimento Comunitário).

6) Posto e Sala de Saúde El Shaddai, momentaneamente desativado, fechado neste período e tempo, pois o Departamento é dentro das dependências da Escola Comunitária El Shaddai e devido a termos um público já bastante debilitado na sua maioria (HIV e SIDA e Tuberculose), pessoas com mais de 50 anos de idade, nosso enfermeiro já com 67 anos de idade e tanto a comunidade atendida como o atendente fazem parte do grupo de risco COVID19 / Coronavirus. Preservar e cuidar ainda é o melhor a fazer, pois previnir é proteger. Hoje a sala se tornou a Sala de Isolamento exigida pelo Governo. Estamos cumprindo todas as medidas preventivas de caráter obrigatório. Material todo no depósito, e assim permanecerá até o momento de controle na questão, transporte moto e equipamentos guardados a espera de diminuição de casos e controle da Pandemia. Para além tivemos um problema na placa de sistema solar e na bomba submersa. Mas possivelmente retorno apenas em 2021.

7) Lavanderia Comunitária, desativada pois não pode ter trânsito e não podemos receber pessoas já que a Lavanderia fica também muito próxima das dependências da Escola Comunitária El Shaddai. Para além tivemos um problema na placa de sistema solar e na bomba submersa. Retorno previsto em 2021.

8) Machamba Comunitária, desativada pois não pode ter trânsito e não podemos receber pessoas já que a Machamba Comunitária fica também muito próxima das dependências da Escola Comunitária El Shaddai. Para além tivemos um problema na placa de sistema solar e na bomba submersa. Retorno previsto em 2021.

9) Abastecimento e Distribuição de Água, momentaneamente desativada. Para além tivemos um problema na placa de sistema solar e na bomba submersa. Possível retorno ainda em 2020.

10) Cursos Técnicos Administrativos e Profissionalizantes, todos os planos para Corte e Costura, Curso de Artesanato e outros abortados. Retorno previsto para 2021.

11) O Convênio com JICA – Agência de Cooperação Internacional Japonesa foi temporariamente cancelado e a Voluntária Kaori Tomii retornou ao Japão. Cumprindo as medidas preventivas de caráter obrigatório. Professora de Educação Física, Professora de Inglês e apoio geral administrativo, Pintora e Desenhista APC Moçambique.

A JICA – Japan International Cooperation Agency / Embassy of Japan, Embaixada do Japão em Moçambique 在モザンビーク日本国大使 repatriou todos os voluntários devido a rápida disseminação do COVID19 / Coronavirus e restrições de viagens relacionadas, além de familiares no Japão estarem preocupados com os Voluntários.

12) Rotary Club Maputo e APC Moçambique tinham programado um grande evento e impacto Social e Humanitário com Saúde. Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Psicólogos para Março de 2020 para a Região do Gueguegue, Picoco 1, 2 e 3 Estevel e adjacências com base no Centro Social Comunitário de Desenvolvimento Humano El Shaddai na Comunidade do Picoco 1 APC Moçambique.

Além da Inauguração e Festa dos Balneários que tiveram a conclusão da Obra em Fevereiro de 2020.

O terceiro trabalho em conjunto seria a Jornada de Saúde e Cidadania com participação de Clubes da Eswatini e África do Sul.

Todos os eventos ainda estão com datas a serem marcadas ainda com previsão para 2021.

13) Little Dresses for Africa Portugal – LDFA e APC Moçambique não conseguiram realizar o que já tem sido tradição e costume já desde 2015.

“1 de Junho”, o Dia Internacional da Criança, “16 de Junho”, o Dia Internacional da Criança Africana.

São duas festas sempre com a presença da amiga e parceira Lisa Santos, celebrando a Quinzena da Criança.

A esperança é que 2021 volte a normalidade dos eventos e acontecimentos.

14) Curso Preparatório para Missões SAEM APC, cancelamos 4 turmas que havíamos ajustado e acertado em 2019.

Uma seria na Província da Zambézia, outras duas turmas na Província de Sofala e uma outra turma na Base da APC em Boane, Província de Maputo. A APC está organizando os alunos para a volta ainda em 2020 com os cuidados, medidas e precauções / direção dada pelo Governo de Moçambique, se assim for possível.

15) Secretaria El Shaddai Picoco 1 na Localidade do Gueguegue em Boane estamos atendendo apenas com a Coordenadora Pedagogia Marlene Furtado e com o Diretor Nilto Cavalheiro.

Na manutenção e cuidados gerais Período Diurno Américo e na Vigilância Noturna Aníbal todos Voluntários APC Moçambique.

16) Medidas de Prevenção e Orientação. Como Instituição a APC Moçambique esta trabalhando as Medidas de Prevenção e Orientações do Governo de Moçambique, para evitar a propagação da COVID-19 / Coronavirus.

A APC Moçambique tem desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano – (MINEDH), Ministério da Saúde – (MISAU) e Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia (SDEJT) campanhas no sentido de diminuir o impacto causado pelo COVID19 / Coronavirus.

Medidas de Prevenção e Orientações:
a) – Lave frequentemente as mãos. Utilize água e sabão, ou uma solução à base de álcool.
b) – Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que estiver a espirrar ou tossir.
c) – Use máscara sempre que o distanciamento físico não for possível.
d) – Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
e) – Cubra o nariz e a boca com o cotovelo fletido ou um lenço quando tossir ou espirrar.
f) – Se você se sentir doente, se estiver com febre, tosse e dificuldade respiratória, procure assistência médica urgente.
g) – Ao ligar antes de sair, permite que o seu prestador de cuidados de saúde o encaminhe rapidamente para a instituição de saúde certa. Isto assegura a sua proteção e evita a propagação de vírus e outras infecções.

Máscaras,
As máscaras podem ajudar a evitar a propagação do vírus entre o respetivo portador e outras pessoas. O uso de máscara, por si só, não protege contra a COVID-19 / Coronavirus e deve ser combinado com o distanciamento físico e a higiene das mãos.

17) Plataformas na Internet, a APC Moçambique esta promovendo encontros, cursos, reuniões e palestras via as Plataformas ZOOM, WhatsApp e Google Meet em vários âmbitos e níveis no sentido de apesar de todo o caos causado pela Pandemia, COVID19 / Coronavirus minimizar seu Impacto Destruidor e Devastador e ainda continuar o trabalho.

18) Mudança de Endereço,
Comunicamos aos amigos, irmãos, mantenedores, voluntários, missionários, parceiros, colaboradores e interessados em geral que no mês de Agosto de 2020 mudamos o Endereço Físico do escritório Central da APC Moçambique da Av. União Africana 1.681 – Cidade da Matola para a Estrada Nacional N° 2, KM 17 – Chinonanquila 1.115 Boane Moçambique.

Associação Projeto Cidadão – APC

A APC – Associação Projeto Cidadão é (100%) cem por cento trabalho e serviço Social e Humanitário, Cristão, Voluntário e Missionário.

A APC – Associação Projeto Cidadão não trabalha com contratos e vínculos empregatícios.


A Associação Projeto Cidadão – APC é um movimento de valorização, promoção, mobilização e conscientização missionária, internacional e interdenominacional de cunho cristão, civil, de caráter social, educacional, cultural, assistencial, filantrópico e humanitário que tem como objetivo principal mobilizar pessoas de diferentes nações para o trabalho voluntário, promoção de cidadania e a obra cristã missionária, servindo às igrejas e a sociedade, criando oportunidades de trabalhos em missões a curto, médio e longo prazo em diferentes áreas, pontos e lugares.


Continuamos contando com as suas orações e apoio para que possamos nos reorganizar e nos readequar após esse caos e barulho todo causado pela Pandemia COVID19 / Coronavirus 2020.

Novamente Muito Obrigado,

Venha com a APC Moçambique.

“E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

Que venha o Seu Reino Senhor.

APC – Associação Projeto Cidadão – Moçambique – África

Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.

FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetocidadao.org/

Web Site: www.projetocidadao.org

E-mail: contatos@projetocidadao.org

WhatsApp e Telefone: 00 258 8264 46 233