Apresentação de Fernando Cacilda Ngovene, APC Boane – Moçambique.

apc-fernando-cacildaFernando Cacilda Ngovene, natural da Matola, Distrito da Matola, Província de Maputo, nascido a 09 de Setembro de 1989, casado maritalmente há 5 anos com Cremilda Dias Muzonda, com dois filhos: Marley Salvado Maluana, de 10 anos, nascido a 12 de Novembro de 2010, (do casamento anterior da sua esposa) e Wínnie Mariné Fernando, nascido a 08 de Dezembro de 2019, de 02 anos, sua primogênita.

Formado, em 2017, em Linguística Aplicada pela Universidade Eduardo Mondlane – UEM na Faculdade de Letras e Ciências Sociais, onde foi monitor na Cadeira de Linguística Descritiva de Português em 2017.

Antes disso, a partir dos meados de 2015, a sua paixão pela pesquisa e trabalho de voluntariado permitiu-lhe participar ativamente na coleta e análise do banco de dados do Português Oral de Maputo, projeto da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira, UEM- Campus Universitário.

Em 2016, outros convites imediatamente surgiram para Editor nos seguintes Jornais: O Debate – uma edição cultural – e O Povo – uma edição generalista, pois, já a partir do terceiro ano de formação, já trabalhava como “freelancer” em matéria de comunicação social, nomeadamente como Revisor de trabalhos científicos e literários.

Em 2019, formou-se no curso de Pós- graduação em Metodologia de Ensino, na especialidade de Didática de Português, na Universidade Pedagógica – UP em Maputo, tendo colaborado no projeto da Faculdade de Educação e Psicologia sobre a problemática do funcionamento das ZIPs – Zonas de Influência Pedagógica em Moçambique.

Em 2018, no contexto do trabalho humanitário e de responsabilidade social, presidiu um dos seus sublimes projetos sob a agenda do Movimento Literário Kuphaluxa: “Literatura e Leitura nos Espaços Presidiários”, concretamente na Cadeia Feminina de Ndlavela, em 2014.

No ano seguinte, recebeu um convite para colaborar no projeto “Mabuku ya Hina”, Maleta de Livros, da Escola Portuguesa, para as escolas na Cidade de Maputo.

O chamamento pela educação e pesquisa foi mais alto, tanto que desenhou, em 2019, alguns projetos para a capacitação de professores do ensino primário em Literacia, Numeração e outras Competências, para chamar a atenção de professores para questões e/ou estratégias didáticas que são a génese de uma educação significativa.

De 2018 – 2019, colaborou como Docente de Português no Colégio Completo 3 de Maio, Distrito de Boane.

Desde o ano de 2020, a trabalhar como consultor linguístico, com uma página no Facebook e Twitter, e professor e pesquisador de Língua Portuguesa e Metodologia de Investigação Científica.

Em 2020, teve o primeiro contato de uma educação espiritual na Igreja Assembléia de Deus de Moçambique, do Ministério Nthlavane, na Cidade da Matola, onde, atualmente, congrega com a sua esposa, Cremilda Dias Muzonda, Técnica Superior em Administração Pública e funcionária do Estado.

No contexto da Pandemia em 2020, trabalhou o programa de Clube de Leitores Online, como espaço de crítica, intercâmbio e sugestão de diferentes literaturas, o que culminou num projeto de Sarau Cultural Clube de Leitores.

Enfim, recentemente, integrou-se na Escola Comunitária El Shaddai – APC – Moçambique como professor de Português e ativista do projeto Clube de Leitores na Comunidade do Picoco 1, Localidade do Gueguegue, em Boane.

Junte-se você também a APC Moçambique.

Venha com a APC Moçambique fazer Missões, Evangelismo e Desenvolvimento Comunitário de forma diferente, criativa e inovadora, comprometida, responsável e de grande impacto e transformação social.

 

 

Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.

FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetocidadao.org/

Web Site: www.projetocidadao.org

E-mail: contatos@projetocidadao.org

WhatsApp e Telefone: 00 258 8264 46 233