Saúde e Direitos Humanos.

A convite do CPCS – Conselho Provincial de Combate ao HIV e SIDA a APC Associação Projeto Cidadão – Moçambique participou do Treinamento e Capacitação em Saúde e Direitos Humanos organizado pelo CCS – Centro de Colaboração em Saúde, e com a participação do DPS – Departamento Provincial de Saúde, CPCS – Conselho Provincial de Combate ao SIDA, CNCS – Conselho Nacional de Combate ao SIDA, MISAU – Ministério da Saúde / Governo de Moçambique, além de mais (10) dez organizações da Sociedade Cívil da Província de Maputo em Moçambique na África. (ONG’s – Organizações não Governamentais), representando os (8) oito Distritos da Provincia de Maputo, nomeadamente Matola, Boane, Namaacha, Matutuine, Magude, Manhiça, Marracuene e Moamba.

O evento aconteceu na Ponta do Ouro, na fronteira com a África do Sul, no Resort Baleia Á Vista. Lugar maravilhoso.

A concentração para a viagem foi no CPCS – Conselho Provincial de Combate ao HIV e SIDA na Cidade da Matola às 11 horas da manhã do dia 22 de Outubro e seguimos viagem pela Ponte via Catembe, cruzando toda a Reserva Especial de Maputo. Já o retorno foi feito pela Vila de Bela Vista. (Estrada Alternativa) no Sábado dia 24 de Outubro.

Na manhã do dia 23 de Outubro iniciamos com as atividades, chegada e registro dos participantes / protocolo, seguindo das boas vindas / coordenação e em seguida a apresentação do projeto pelo CCS – Centro de Colaboração em Saúde.

Temas abordados e discutidos no encontro:

1) Estratégia do Envolvimento Comunitário,
2) Apoio Psicossocial e Prevenção Positiva,
3) Tuberculose,
4) Direitos Humanos,
5) Monitoria Liderada pela Comunidade,
6) Monitoria dos Serviços,
7) Monitoria e Avaliação,

Ainda tivemos a Discussão em Plenária:

1) Direito a Saúde,
2) Direitos e Deveres da Pessoa Afetada pela TB – Tuberculose,
3) Direitos Humanos no Contexto da Violência Baseada no Gênero,
4) O PARALEGAL,
5) Direito a Reclamação,
6) Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes,
7) Medicina Tradicional VS Medicina Moderna ou Convencional, Tradições, Culturas, Costumes e Mitos..

Os momentos das refeições e intervalos foram também aproveitados para as discussões, trocas de experiências, testemunhos e depoimentos, todo o tempo foi muito bem aproveitado, bem como as caminhadas em grupos do Resort até a Vila da Ponta do Ouro e Mercado Público e retorno ao Resort Baleia a Vista.

Para além de muita informação e novos conhecimentos, relacionamentos e amizades a Coordenação da APC Moçambique trouxe para a Comunidade do Picoco 1 na Localidade do Gueguegue em Boane, material promocional e literatura em Banners, Cartazes, Folders e Flyers para afixar na Escola Comunitária El Shaddai, na Comunidade, isso em ajuste com a Liderança Local e Comunitária.

Direitos Humanos APC Moçambique
https://www.projetocidadao.org/#direitoshumanos

Venha com a APC Moçambique fazer Missões, Evangelismo e Desenvolvimento Comunitário de forma diferente, criativa e inovadora, comprometida, responsável e de grande impacto e transformação social.

“E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

Que venha o Seu Reino Senhor.

APC – Associação Projeto Cidadão – Moçambique – África

Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.

FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetocidadao.org/

Web Site: www.projetocidadao.org

E-mail: contatos@projetocidadao.org

WhatsApp e Telefone: 00 258 8264 46 233