Pular para o conteúdo

APC Moçambique e o CPJ Conselho Provincial da Juventude.

APC-Conselho-ProvincalA convite do CPJ – Conselho Provincial da Juventude, Departamento de Gênero, Saúde e Ação Social – DGSAS, a APC Associação Projeto Cidadão participou no Sábado, dia 16 de Outubro de 2021 das festividades referentes ao Dia Internacional da Menina / Rapariga, evento esse que aconteceu no Instituto Industrial e Comercial da Cidade da Matola em Moçambique – África.

Programa Previsto:
1) Concentração;
2) Chegada dos Convidados;
3) Momento de Oração – Nilto Cavalheiro APC – Moçambique;
4) Entoação do Hino Nacional – Todos;
5) Boas Vindas – Chefe do DGSAS Melena Sambo;
6) Debate sobre o papel da saúde sexual e reprodutiva na retenção da menina / rapariga nas escolas e violência baseada no gênero;
7) Debate aberto sobre retenção da menina / rapariga na escola;
8) Palestra sobre assédio sexual nas escolas e ataques cibernéticos a mulher – Hélio Zyld Guerra;
9) Participação especial do Departamento de Atendimento à Família e Menores Vítimas de Violência (DAFMVV);
10) Momento de descontração e fim da cerimônia;


Esse Dia Internacional da Menina / Rapariga é celebrado em 11 de outubro anualmente. É uma data comemorativa declarada pela ONU – Organização das Nações Unidas. O primeiro Dia Internacional da Menina / Rapariga foi celebrado em 11 de outubro de 2012.


Termos de Referência das festividades do Dia Internacional da Menina / Rapariga;

O lema trabalhado foi o seguinte: “Meu corpo, meu território. EU QUERO DECIDIR
Por uma juventude empoderada, participativa e transformadora;


II. Objetivos

a) Objetivo geral
• Celebrar o dia Internacional da menina / rapariga nos distritos ao nível da província de Maputo e criar mesas redondas para debate em relação aos problemas sociais e culturais ligados as meninas / raparigas;


b) Objetivos específicos
• Formar e capacitar às meninas / raparigas em planos de negócios;
• Identificar os problemas sociais, culturais e econômicos ligados às meninas / raparigas ao nível dos distritos;
• Estudar junto dos governos distritais a possibilidade de criação de centros apoio emocional e social permanente às meninas / raparigas vítimas de assédio sexual e outros problemas sociais; e,
• Empoderamento da menina / rapariga nas atividades do dia-a-dia;


III. Metodologias

Segundo reza o plano estratégico do CPJ – Conselho Provincial da Juventude, de forma rotineira, o Presidente e seu elenco propõem atividades para a promoção da juventude a nível provincial.

O departamento de Gênero, saúde e ação social far-se-á acompanhar dos outros departamentos do CPJ para a materialização das atividades ligadas às festividades do dia internacional da menina / rapariga a nível da província de Maputo.

Doravante, a chefe do departamento, a Sra. Melena Sambo, receberá os Conselhos Distritos Juventude e as associações juvenis ligadas a menina / rapariga. (APC Moçambique).


As festividades serão no distrito da Matola.

No decurso das atividades realizar-se-á mesas redondas para análise e debates dos problemas sociais ligados a menina / rapariga e, no final através de uma palestra far-se-á uma orientação vocacional e profissional para as meninas / raparigas.


Contextualização;

Conselho Provincial da Juventude – Maputo Província (CPJ) é uma plataforma das Associações Juvenis de âmbito Provincial sem fins lucrativos.

O CPJ subordina-se ao nível Nacional pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ), servindo-se desta forma como interlocutor válido entre o Governo Executivo Provincial, Serviços Provinciais de Representação do Estado, com a insubordinação dos Conselhos Distritais da Juventude (CDJ) nos Governos Distritais e as Associações Juvenis na gestão dos assuntos relativos à juventude e seus interesses.

É neste âmbito que sob a linhagem de trabalhos realizados pela Direção do CNJ – Conselho Nacional da Juventude o Conselho Provincial da Juventude de Maputo Província criou o Departamento de Gênero, Saúde e Ação Social (DGSAS).

Este é um departamento que foi criado para tratar assuntos de gênero, saúde e ação social tendo como alguns objetivos: promover a igualdade e equidade de gênero no desenvolvimento econômico, social, político e cultural; elaborar programas, atividades e estratégias de execução dos programas e planos nas áreas do Gênero, bem como proceder a sua divulgação, controlo e avaliação da sua implementação; adaptar e promover medidas de prevenção e combate à violência baseada no gênero, incluindo a violência doméstica nos jovens; realizar e comunicar os problemas de saúde dos membros do CPJ Conselho Provincial da Juventude e das Associações juvenis; criar e manter em funcionamento programas de medicina preventiva que beneficiem, principalmente, as associações.

 

Associação Projeto Cidadão – APC

Sendo a Associação Projeto Cidadão – APC um movimento de valorização, promoção, mobilização e conscientização missionária, internacional e interdenominacional de cunho cristão, civil, de caráter social, educacional, cultural, assistencial, filantrópico e humanitário que tem como objetivo principal mobilizar pessoas de diferentes nações para o trabalho voluntário, promoção de cidadania e a obra cristã missionária, servindo às igrejas e a sociedade, criando oportunidades de trabalhos em missões a curto, médio e longo prazo em diferentes áreas, pontos e lugares, não poderá ficar alheio ou apático a tal situação e movimentação e trabalho.

Sendo assim a APC Moçambique estará trabalhando juntamente lado a lado com o CPJ – Conselho Provincial da Juventude tanto no Distrito de Boane como na Província de Maputo.

Querendo mais informações por favor nos deixe saber:

Venha com a APC Moçambique fazer Missões, Evangelismo e Desenvolvimento Comunitário de forma diferente, criativa e inovadora, comprometida, responsável e de grande impacto e transformação social.

“E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

 

Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.

FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetocidadao.org/

Web Site: www.projetocidadao.org

E-mail: contatos@projetocidadao.org

WhatsApp e Telefone: 00 258 8264 46 233