Pular para o conteúdo

APC – Associação Projeto Cidadão no apoio a Promoção e Disseminação das Propostas do Seminário de Capacitação e Divulgação Sobre o Acordo de Princípios de Conduta e Ética das OSC – Organizações da Sociedade Civil em Moçambique – África

Documento Aprovado!!!!

 

As Organizações da Sociedade Civil – OSC em Moçambique vinham discutindo a necessidade e importância da criação de um instrumento através do qual fosse possível responder aos desafios do seu próprio crescimento e as exigências da sociedade em que atuam.

 

Das discussões resultou o documento que é o Acordo de Princípios de Conduta e Ética das OSC – Organizações da Sociedade Civil em Moçambique e que foi aprovado em reunião nacional.

 

Para efeitos esse presente documento ou seja o Acordo de Princípios de Conduta e Ética das OSC – Organizações da Sociedade Civil em Moçambique, entende – se por sociedade Civil a arena fora da família, do estado e de mercado, onde as pessoas se associam para defender interesses em comum.

 

Este é um acordo abrangente que inclui instituições formais e não formais.

 

O âmbito deste Acordo de Princípios de Conduta e Ética das OSC – Organizações da Sociedade Civil em Moçambique inclui portanto as associações formais entendidas como tal ao abrigo da Lei das Associações em vigor em Moçambique, assim como as associações ou os grupos organizados da Sociedade Civil não formais existentes no país, ou seja em Moçambique na África.

 

São essas associações ou grupos formais e não formais que esse documento considera OSC – Organizações da Sociedade Civil.

 

Importante que você líder, responsável por uma OSC – Organização da Sociedade Civil em Moçambique, estrangeiro ou nacional busque conhecer tal documento pois ele vai te ajudar e esclarecer pois ele visa:

 

A) Elevar os padrões de governação e gestão das OSC – Organizações da Sociedade Civil em Moçambique, etc…

 

B) Aumentar a credibilidade junto dos beneficiários e parceiros, etc…

 

C ) Fortalecer a cooperação entre as OSC – Organizações da Sociedade Civil, instituições do estado , setor privado e parceiros de desenvolvimento, etc…

 

Para além este documento e Acordo de Princípios de Conduta e Ética das OSC – Organizações da Sociedade Civil em Moçambique contém sete ( 7 ) pontos principais, nomeadamente:

 

1) Principais Princípios Orientadores das OSC – Organizações da Sociedade Civil em Moçambique.

2) Integridade das OSC – Organizações da Sociedade Civil em Moçambique.

3) Governação Interna,

4) Gestão Financeira,

5) Parceria e Colaboração,

6) Mecanismo de Monitoria da Implementação do a instrumento,

7) Declaração de Adesão,

 

Neste evento em especial esteve representando a APC – Associação Projeto Cidadão os voluntários e missionários, o Auxiliar Administrativo Celso Mondlete e o Diretor Executivo Nilto Cavalheiro.

 

E como instituição, associação ou ainda OSC – Organização da Sociedade Civil em Moçambique agradecemos ao Governo do Distrito de Boane, ao Governo Provincial e Nacional pela confiança nas ações da APC – Associação Projeto Cidadão – Moçambique.

 

Agradecemos a AMODECA – Associação Moçambicana Para o Desenvolvimento da Comunidade e Meio Ambiente e também a JOINT – Liga as ONGs – Organizações não Governamentais de Moçambique pela oportunidade e confiança na APC – Associação Projeto Cidadão e abrir portas em momentos especiais como este de propagar tão importante informação a Sociedade de Moçambique.

 

Que Deus nos abençoe a fazermos o nosso melhor por Moçambique e que tenhamos disposição de uma entrega total para Fazermos o Senhor Conhecido Através da Convivência e Serviço.

 

O Senhor é bom e fiel em todo o tempo.

 

Muito obrigado Senhor e que venha o Seu Reino,

 

 

APC – Associação Projeto Cidadão – Moçambique – África

 

Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.

 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetocidadao.org/

 

Web Site: www.projetocidadao.org
E-mail: contatos@projetocidadao.org
WhatsApp e Telefone: 00 258 8264 46 233
Telefone Fixo Escritório: 00 258 21 080 231