Rede de Sustentabilidade

postado em: noticias | 0

apclogomenorQueremos conversar e convidar vocês a conhecerem nosso Projeto da Rede de Sustentabilidade no Picoco 1, na Localidade do Gueguegue em Boane, juntamente com um grupo de profissionais voluntários de diferentes áreas: Engenharia Rural, Agrônomo, Ambiental, Civil, Biologia, Física, Agrícola . Pedagogia, Artes e Estudos Interculturais, Administração e outros.

Com esses profissionais voluntários a APC – Associação Projeto Cidadão pretende desenvolver projetos de desenvolvimento sustentáveis e descentralizados, agricultura, saneamento e meio ambiente para as comunidades, vilas, bairros, aldeias em todo o Município de Boane.

No dia 30 de Setembro nosso grupo de profissionais voluntários deu entrada oficial e formal com a apresentação da proposta no Conselho Municipal de Boane: Dizendo quem somos e o que queremos! E também já reunimos com o Presidente do Conselho Municipal para inteira – lo do Projeto, onde fomos muito bem recebidos e encorajados. Como equipe elaboramos um Senso ou um Balanço Social onde iremos aplicar em todos os bairros e vilas de Boane.

O Senhor Presidente Jacinto Loureiro do Conselho Municipal Boane bem como a Comissão de Vereadores, Chefes e Localidades e Autoridades Locais e todos os departamentos estão interagindo de forma muito saudável e viva com toda a nossa equipe, abrindo portas e nos permitindo contatos com todos os órgãos administrativos e a população no geral, etc…….

Primeiramente, como projeto inicial vamos realizar uma “Operação Lixo” no Picoco 1, Localidade do Gueguegue em Boane! Mas antes precisamos de 2 etapas dentro do processo.

1ª : Algumas aulas de conscientização ambiental nas escolas locais e com a população no máximo de locais que conseguirmos !
Para tal já temos uma agenda pronta e vamos já na próxima semana atuar na Escola Primária do Picoco 1, Posto de Saúde e outros pontos de concentração de pessoas. Bem como teremos uma grande reunião com os homens e mulheres adultos do Picoco 1 já no sábado , dia 03 de Outubro as 09 h 30 da manhã na Sede e Centro de Treinamento da APC.

2ª : Uma “Caminhada da Vergonha” com a população do bairro em que eles possam ver e sentir o tamanho dos impactos causados pelo lixo nas ruas e estradas……

: A operação em si !
Com a equipe fizemos já um mapeamento de todos os furos de água que não estão em funcionamento na região do Gueguegue, Bairro do Picoco 1, estamos estendendo o trabalho para o Estevel e Bairro Seis.
O mapeamento se deu nas Bombas e Furos quebrados, entupidos, falta de manutenção etc…Já temos uma reunião marcada com uma empresa responsável para amanhã dia 02 de Outubro GJF – Gonçalves José Faite onde faremos um levantamento geral de todo o material necessário e mão de obra para amenizarmos a dificuldade referente a falta de água no Picoco 1 e região pois hoje neste local não tem nenhuma Bomba de Água em funcionamento a não ser a Bomba da Escola Comunitária El Shaddai da APC Associação Projeto Cidadão e também ainda não esta chegando água fornecida pela rede governamental.

Conheça um pouco mais da nossa proposta referente a REDE DE SUSTENTABILIDADE

Propostas para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável no Município de Boane em matéria de Agricultura, Saneamento e Meio Ambiente.

Participantes:
– Nilto Correa Cavalheiro,
– Marlene Furtado de Tarabillo,
– Lucas Duarte Francisco,
– Gherzon Sarmiento Reyes,
– Paulo Augusto Mavaieie Jr.
– Calebe Rodrigues Soares Santos,
– Miriam Luiza Vieira Lorentz,
– Luiz Fernando,
– Ivan de Amaral,
– Alfredo Uamusse,
– Mohammad Awwal J. Negedu,
– Parceiros de cooperação, Sociedade Civil, Igrejas, Organizações Missionárias entre outros.

Introdução

A Rede de Sustentabilidade é uma equipe multi setorial constituída por indivíduos formados nas diversas áreas de conhecimento, contribuindo para um foco principal que é o desenvolvimento social e econômico descentralizado através da criação de projetos nas áreas principais de Saneamento, Meio Ambiente e Agricultura, entre outras, dentro das comunidades de classes à margem da sociedade residentes nas periferias dos grandes centros, principalmente em áreas rurais.

Objetivos;

Apresentar propostas de intervenção, mediante aos nossos conhecimentos técnicos na área de Saneamento, meio Ambiente e Agricultura com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável das populações das comunidades do município de Boane,

Contribuir para o Melhoramento das condições sanitárias e gestão de resíduos Sólidos Urbanos (GRSU) no município de Boane e arredores;

Missão

Auxiliar no desenvolvimento econômico e social da população do município de Boane através da criação de postos de emprego, geração de renda, optimização no uso de recursos existentes.

Áreas de atuação

I.Saneamento e Meio Ambiente

1.1.Abastecimento de Água

Estudos de concepção de sistemas de abastecimento de água simplificados e a baixo custo aplicável para as condições sociais e econômicas da população alvo;
Elaboração de Projetos simplificados e a baixo custo de sistemas de abastecimento de água para pequenas comunidades
Gestão participativa das fontes de água e desenvolvimento de métodos que garantam uma boa utilização das mesmas com enfoque na manutenção e operação pala comunidade.

1.2.Gestão de resíduos Sólidos

Elaboração de Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos com principal enfoque na Gestão Participativa Comunitária em que a gestão de resíduos é da responsabilidade do gerador;
Criação de um modelo de gestão de resíduos que seja auto-sustentável para os intervenientes da cadeia de valores;

1.3.Tratamento de Águas Residuais

Elaboração de projetos de coleta e destinação de águas residuais de origem domésticas através de tratamentos simplificados e a baixo custo viáveis no contexto de Boane;
Criação de modelos de saneamento e disposição de excreta em latrinas melhoradas para a população;

1.4.Drenagem Urbana de Águas Pluviais

Elaboração de projetos de construção, operação e manutenção de sistemas de drenagem de águas pluviais com o objetivo de escoar a água das chuvas, desse modo reduzir o risco de inundações no meio urbano e rural salvaguardando assim a saúde da população.

II. Agricultura

2.1.Elaboração de Projetos de Capacitação das Comunidades com Técnicas de Maneio Agrícola Sustentáveis e a baixo custo que buscam o aumento das eficiências de produção, economia de água, com intuito do aumento do rendimento financeiro da comunidade.

Venha fazer parte da nossa
REDE DE SUSTENTABILIDADE

APC ASSOCIAÇÃO PROJETO CIDADÃO – Moçambique – África
Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.
www.projetocidadao.org
contatos@projetocidadao.org
Whatsapp 00 258 8233 38 100
Telefones 00 258 8264 46 233 / 00 258 84011 3424