Pular para o conteúdo

APC Associação Projeto Cidadão em Moçambique na África dizendo não ao Casamento Prematuro.

APC-Não-Casamento-PrematuroCasamento prematuro é um vínculo estabelecido por duas pessoas sendo uma das partes menor e sem o reconhecimento legal.

Importante para a nossa reflexão, informação e conhecimento que a noção de prematuro tem a sua origem etimológica no vocábulo latino praematūrus.

Este adjectivo é usado para evocar, trazer a lembrança aquilo que tem origem de forma antecipada relativamente ao tempo que estava previsto ou que era ou seria natural e normal.

Queremos como APC Associação Projeto Cidadão em Moçambique na África apresentar os frutos maléficos, devastadores e destruidores que são consequências da prática dos casamentos prematuros no que tange a limitação da educação escolar da rapariga / menina, e consciencializar , conscientizar a sociedade a dar a sua contribuição e uma resposta de forma prática, rápida e eficaz no combate a este flagelo e situação que constitui um atentado aos DH – Direitos Humanos com enfoque aos direitos da criança e no caso específico e especial da rapariga / menina.

A APC Associação Projeto Cidadão em Moçambique tem trabalhado junto PGR – Procuradoria Geral da República de Moçambique no sentido de esclarecer e trazer para as Comunidades qual é o PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA DEFESA DOS MENORES E INCAPAZES e em espcial da rapariga / menina.

Segundo os dados da UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, que é um órgão das Nações Unidas, Moçambique na África é um dos países ao nível mundial com as taxas mais elevadas de prevalência de casamentos prematuros, o que representa um grande prejuízo e atraso na vida das raparigas / meninas.

Nós como APC Associação Projeto Cidadão, sociedade civil, governo e sociedade no geral no sentido de minimizar a até mesmo com proposta de acabar não podemos medir esforços pois esta situação acaba com a esperança de milhares de raparigas / meninas em praticamente todo mundo, e particularmente aqui na região que temos atuado e trabalhado aqui em Moçambique comprometendo de forma negativa o seu desenvolvimento familiar, físico, moral, emocional, psicológico e intelectual.

Uma das consequências mais graves do casamento prematuro, é a limitação das oportunidades de desenvolvimento da rapariga / menina, pois acaba por desistir e para de estudar e ter convívio social por vários motivos como:

(a) Gravidez precoce, muito comum aqui na Comunidade do Picoco 1 na Localidade do Gueguegue em Boane Moçambique,
(b) Fístula Obstétrica,
(c) Infecção por HIV,
(d) Depressão Infantil,
(e) Anemia,
(f) Aborto,

Estas, entre outras consequências têm aumentado em grande medida a mortalidade materna e Infantil já constatado e apresentado pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

Contudo como forma de reduzir ou mesmo eliminar, acabar, extinguir os casamentos prematuros a APC – Associação Projeto Cidadão em Moçambique na África esta trabalhando com programas e projetos de empoderamento, treinamantos e capacitações para a rapariga / menina no Centro Social Comunitário de Desenvolvimento Humano El Shaddai buscando parceiros para aumentar o número de atendimentos.

Além disso montou uma Sala e Posto de Saúde onde tem enfermeiro e trabalhamos com cuidados a saúde, aconselhamento e orientação, temos CTAP Cursos Técnicos, Administrativos e Profissionalizantes, (Diversos).

Hoje a APC Associação Projeto Cidadão em Moçambique na África conta para a execução destas atividades com psicólogo, orientador vocacional, conselheiros , educadores, professores, missionários e voluntários.

Estamos aos Sábados á partir das 09 horas da manhã no Centro Social Comunitário de Desenvolvimento Humano El Shaddai onde você é bem vindo (a) a trazer a sua contribuição no sentido de trazer e mostrar uma nova realidade para o público que pela APC Associação Projeto Cidadão em Moçambique na África é assistido e atendido.
A APC Associação Projeto Cidadão é um movimento de valorização, promoção, MOBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO MISSIONÁRIA, internacional e interdenominacional de cunho cristão, civil, de caráter social, educacional, cultural, assistencial, filantrópico e humanitário que tem como objetivo principal mobilizar pessoas de diferentes nações para o trabalho voluntário, promoção de cidadania e a obra cristã missionária, servindo às igrejas e a sociedade, criando oportunidades de trabalhos em missões a curto, médio e longo prazo em diferentes lugares.

Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.

Consulte os links………..
Solução Assessoria e Consultoria Jurídica APC Moçambique

Solução Assessoria e Consultoria Jurídica

Direitos Humanos – APC Moçambique:

Direitos Humanos

Tudo para a Honra e Glória do nosso Senhor. Tudo por Ele e para Ele.

Que venha o Seu Reino Senhor.

APC – Associação Projeto Cidadão – Moçambique – África

Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.

FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetocidadao.org/

Web Site: www.projetocidadao.org
E-mail: contatos@projetocidadao.org
WhatsApp e Telefone: 00 258 8264 46 233