SAÚDE APC Associação Projeto Cidadão Moçambique.

postado em: noticias | 0

APRESENTAÇÃO

A APC – ASSOCIAÇÃO PROJETO CIDADÃO é uma Associação de cunho cristão, interdenominacional e internacinal, prestadora de serviço social e humanitário, filantrópica e promotora de serviço missionário e voluntário com Base e Centro de Treinamento na Localidade do Gueguegue – Boane e com atuações e execuções de projetos e programas em diferentes localidades, distritos, municípios e províncias em Moçambique.

 

JUSTIFICATIVA

Pensando na localidade onde estamos inseridos, sendo uma localidade extremamente carente, com inúmeras pessoas portando / vivendo com HIV e SIDA, desenvolvemos o Programa Bom Samaritano.

 

Muitas são as pessoas atendidas e assistidas ( principalmente mulheres) e verificamos em todas a dificuldade no uso do medicamento, tratamento, muitas vezes sem dinheiro para buscar o medicamento no lugar a onde foi cadastrada, por ser longe de sua casa / residência.

 

Mas porque desde cadastramento ser feito tão longe? Um dos motivos desse cadastramento ser feito longe de sua casa e residência, é a vergonha de ser vista, conhecida e reconhecida como alguém que tem, porta e vive com HIV e SIDA.

 

Em uma de nossas reuniões com o Dr Abilio Jonas Matsimb, responsável pelo programa e departamento de saúde – HIV e SIDA no Distrito de Boane, e com o Técnico Raul Silva Muchanga, ligados ao Núcleo Provincial de Combate ao HIV e SIDA no Programa Bom Samaritano da APC Associação Projeto Cidadão junto com as mulheres atendidas e assistidas, foi resolvido e trazido o tratamento para o Picoco 1. Um grande avanço e uma tremenda conquista.

 

Pensando nesta situacão a APC – Associação Projeto Cidadão e em conformidade com as metas do Programa Bom Samaritano.

 

Acompanhamento psicológico, emocional, espiritual, físico e social;

 

Verificação se a medicação está sendo seguida;

 

Constrímos uma sala para atendimento, tendo um profissional da área de saúde, para atender as pessoas portadoras e que estão vivendo com HIV e SIDA e tratamento de tuberculose.

 

No atendimento será feito: aferição de pressão, curativos, fazer os testes – HIV e SIDA e Tuberculose, acompanhar e distribuição da medicacão.

 

Verificar os casos mais graves e encaminhar aos Centros de Saúde e Hospitais Especializados.

 

Uma sala equipada com os materiais necessários para atendimento e acolhimento.

 

Contamos hoje com um profissional enfermeiro e voluntário e com mais de 35 anos de experiência na área de enfermagem e saúde em diferentes Províncias de Moçambique e duas psicológas que já atendem no Programa Bom Samaritano da APC Associação Projeto Cidadão.

 

OBJETIVOS

Proporcionar melhores condições de vida ás pessoas, viúvas (o) e órfãos portadores e que estão vivendo com HIV e SIDA.

Proporcionar um atendimento exclusivo;

Atender com profissional habilitado;

Atender, aferição de pressão, curativos, fazer os testes – HIV e SIDA e Tuberculose, acompanhar e fazer a distribuição do medicamento.

 

METAS

Temos uma meta atendermos 75 pessoas por mês. Neste fase inicial e experimental. Aumentando progressivamente a cada trimestre.

 

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

Destinado a pessoas que vivem no Picoco 1 e Localidade do Gueguegue, Estevel e região.

 

PÚBLICO ALVO

Pessoas portadoras e que estão vivendo com HIV SIDA (homens e mulheres).

 

OPERACIONALIZAÇÃO

A Sala de atendimento funcionará de Segunda Feira a Sexta Feira com o profissional de saúde das 09 horas ás 15 horas;

 

REGISTROS

Todos registros serão feitos e encaminhados ao orgão competente de saúde, no Distrito e na Província, bem como ao órgão máximo nacional.

 

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO

APC – Associação Projeto Cidadão, dará todo suporte para o bom desenvovimento da Sala e Departamento de Saúde, como acompanhando o atendimento que se realizará na mesma. Para que todos que sejam atendidos e sintam-se bem no atendimento.

 

AVALIAÇÃO

Aconterá de forma sistemática com a participação de todos os envolvidos no projeto da Sala e Departamento de Saúde do Bom Samaritano – APC Associação Projeto Cidadão Moçambique.

A equipe avaliará a cada trimestre as frequências.

Utilizaremos instrumento técnico para armazenar as informações, ratificando as ações oportunas e eficazes, enviando relatórios a todos.

Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo corra bem, assim como vai bem a sua alma.
3 João 1:2

 

 

 

APC – Associação Projeto Cidadão – Moçambique – África

 

Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.

 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetocidadao.org/

 

Web Site: www.projetocidadao.org
E-mail: contatos@projetocidadao.org
WhatsApp e Telefone: 00 258 8264 46 233
Telefone Fixo Escritório: 00 258 21 080 231