Projeto Piloto da Estratégia do Desenvolvimento Integral da Criança em Idade Pré-Escolar (DICIPE) !!

postado em: noticias | 0

apcprojetopiloto01Projeto Piloto da Estratégia do Desenvolvimento Integral da Criança em Idade Pré-Escolar (DICIPE) e da Proposta do Programa do Workshop Sobre a Divulgação da Implementação do Projeto Piloto (DICIPE).

 

Neste evento a APC – Associação Projeto Cidadão esteve representada pela voluntária e especialista em educação e diretora da Escola Comunitária El Shaddai do Picoco 1 na Localidade do Gueguegue em Boane Marlene Furtado e pela voluntária, Psicóloga e coordenadora do Programa Bom Samaritano da APC – Associação Projeto Cidadão Salma Izidine.

O Programa foi organizado pela República de Moçambique, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano – Direção Nacional do Ensino Primário.

O Projeto do desenvolvimento integral da criança em idade escolar enquadra-se no Plano Estratégico da Educação 2012 / 2016.

E o mesmo visa a massificação de ações de desenvolvimento Integrado da primeira Infância de base comunitária e é composto por alguns subcomponentes:

Período de implementação, prestação de servições de desenvolvimento integrado de crianças em idade Pré-Escolar nas comunidades rurais, reforço da capacidade institucional e gestão e desenvolvimento do conhecimento.

Neste evento entre muitas personalidades como representante do Banco Mundial Mark Lundell, Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Diretor Nacional DINEP, Provedores de Serviços ADPP, Save the Children e AGA KHAN estava presente e Senhora Graça Machel que se formou como bacharel em Filologia da língua alemã pela Universidade de Lisboa.

Voltou a Moçambique como professora e lutou clandestinamente com a FRELIMO durante a Luta Armada de Libertação Nacional.
Foi ministra da Educação e da Cultura no primeiro governo moçambicano, durante cerca de 14 anos.

Após a morte de Samora Machel, em 1986, continuou a sua atividade política no partido Frelimo e criou uma organização sem fins lucrativos a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade.

Em 1990 foi nomeada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas para o Estudo do Impacto dos Conflitos Armados na Infância.

Como reconhecimento do seu trabalho, recebeu a “Medalha Nansen” das Nações Unidas em 1995.

 

Em 1998, ela foi um dos dois vencedores do Prêmio Norte-Sul.

 

É presidente do Conselho de Administração da Universidade da Cidade do Cabo.

 

Foi Primeira Dama de Moçambique – Samora Machel (1975-1986)

 

Foi Primeira Dama da África do Sul – Nelson Mandela (1998-2013)

 

No Amor de Cristo,

Nilto Cavalheiro

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

 

 

APC – Associação Projeto Cidadão – Moçambique – África

 

Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.

 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetocidadao.org/

 

Web Site: www.projetocidadao.org
E-mail: contatos@projetocidadao.org
WhatsApp e Telefone: 00 258 8264 46 233
Telefone Fixo Escritório: 00 258 21 080 231