Grupo Internacional de Capoeira TOPÁZIO na APC Boane !!!!

postado em: noticias | 0

apcgrupocapoeira03Grupo Internacional de Capoeira TOPÁZIO. Capoeira no Picoco 1 na Localidade do Gueguegue em Boane.

A conhecida capoeira é uma expressão muito forte cultural brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música, movimentação e muita agilidade corporal ágil e harmoniosa.

Desenvolvida no Brasil por escravos africanos de diferentes regiões e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê.

apcgrupocapoeira04Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música um ritmo acelerado e muito rápido, porem harmonioso.

O principal instrumento utilizado na capoeira é o birimbau. É ele que dita o ritmo e o estilo de jogo dando um som característico à capoeira. O berimbau é basicamente constituído de um pedaço de arame, um pedaço de pau e uma cabaça. Os ritmos podem ser bem variados.

A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.

Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

Existem vários estilos de capoeira, sendo 3 os principais:

Capoeira Angola – é a mais antiga, da época da escravidão. Suas principais características são: os golpes são jogados próximos ao chão, o ritmo musical é mais lento e há muita malícia. Durante a roda os participantes não batem palmas.

Capoeira Regional – Mantém a malicia, mais o ritmo musical e os movimentos são mais rápidos e secos. Acrobacias são menos utilizadas. Durante a roda os participantes batem palmas.

Capoeira Contemporânea – Mais praticado atualmente, esse estilo une algumas características da Capoeira Angola e Regional.

A prática da capoeira provoca o aumento da freqüência cardíaca, o desenvolvimento muscular e a queima de gordura e desenvolve força muscular, flexibilidade e resistência física, caráter, coletividade, vamos trabalhar vida comunitária e corporativa, respeito e vida comum.

Por esses motivos entendemos que este é um esporte que vai fazer bem ao Picoco 1 na Localidade do Gueguegue em Boane.

Com a iniciativa da APC e com a parceria forte e importante do Grupo Internacional de Capoeira TOPÁZIO, estaremos dando inicio a uma nova fase, dinamizando o DESPORTO em Boane e promovendo melhor e maior qualidade de vida aos moradores da região e em especial as crianças da Escola Primária do Picoco, bem como as crianças, adolescentes e jovens atendidos pela APC – Associação Projeto Cidadão.

Você é nosso convidado ( a ) a participar da apresentação especial e inaugural a realizar – se no dia 30 de abril as 10 horas da manhã na Base e Centro de Treinamento da APC no Picoco 1, Rua Josina Machel na localidade do Gueguegue em Boane.

 

Seja muito bem vindo ( a ) .

No amor de Cristo,

Nilto Cavalheiro,- APC

 

Responsáveis do Grupo Internacional de Capoeira TOPÁZIO,

Rebelo Saíde,
Arone Zandamela,
Sérgio Almeida,

 

 

APC – Associação Projeto Cidadão – Moçambique – África
Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.
Web Site: www.projetocidadao.org
E-mail: contatos@projetocidadao.org
WhatsApp e Telefone: 00 258 8264 46 233
Telefone Fixo Escritório: 00 258 21 080 231