Pular para o conteúdo

Educação ainda é um grande desafio !!!!

apceducacao1A missionária brasileira Marlene Furtado, pedagoga e especialista em educação com alguns anos de experiências, ao perceber a falta de preparo de crianças da região de Boane e em especial da Localidade do Gueguegue no Picoco 1 e 2 para entrarem no Ensino Primário, ( Ensino Fundamental no Brasil ) a mesma dificuldade já percebida na Cidade da Matola no Bairro da  Machava e em alguns outros lugares da Província de Maputo. 

Com êxito sócio-educacional e em parceria com a Associação Vida Para a Africa, Projeto Vida, UP Universidade Pedagógica, APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças, Ministério Infantil e a JPC Juventude Para Cristo de Moçambique entre alguns outros importantes parceiros deu inicio no final de 2014 no treinamento e preparo de novos educadores, professores, voluntários e missionários para a desafiante e inovadora proposta em educação da Escola Comunitária El Shaddai da APC ASSOCIAÇÃO PROJETO CIDADÃO – Moçambique – África.

Assim, em fevereiro de 2015 a Escola Comunitária El Shaddai deu inicio ao programa Educativo para Crianças do Primeiro ao Quinto ano ( 1º ao 5 º ), ou seja Educação Infantil. 

A APC ASSOCIAÇÃO PROJETO CIDADÃO – Moçambique – África apoiada e tendo algum investimento de amigos, irmãos e algumas Igrejas do Brasil começou atender 138 crianças de 3 e 6 anos de idade, com alimentação, desporto, cultura, lazer, além é logico da educação. Não contabilizando as crianças que são da Escola Primária do Picoco 1 e as crianças da região que são atendidas em programas diferentes sociais e humanitários. 

O Impacto tem sido fantástico e testemunhado por pais, encarregados e autoridades locais, ( Regulo, Secretário de Bairro, Chefe de Localidade bem como pelo Ministério da Saúde, Mulher e Ação Social ).

O que começou pequeno e com intenção de estabelecer contato e ganhar credibilidade para a transmissão e pregação do Evangelho de forma receptiva, descontraída, criativa e comprometida teve tanto êxito sócio-educativo e evangelístico que tem atraído outras igrejas e organizações que buscam estratégias eficazes para alcançar comunidades carenciadas e com necessidades iguais as que temos na Localidade do Gueguegue em Boane. 

apceducacao2Para o ano de 2016 a proposta é implementar, acrescentar, criar no Projeto Educacional da APC ASSOCIAÇÃO PROJETO CIDADÃO – Moçambique – África e Escola Comunitária El Shaddai a Primeira Classe
 ( 1ª ) do Ensino Primário, ( Ensino Fundamental no Brasil ) e assim sucessivamente todos os anos até atendermos todos os ciclos sempre observando o programa do INDE – Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação e do Programa Educativo do Ministério da Mulher e Ação Social de Moçambique.

Queremos abranger o maior número de  crianças menos favorecidas diariamente pelo Programa, com uma estimativa de muitas famílias sendo alcançadas com a evangelização usando esta ferramenta, a EDUCAÇÃO para abençoar as comunidades menos favorecidas de recursos.

A  educação e os projetos e programas sociais e  humanitários  oferecidos pela APC ASSOCIAÇÃO PROJETO CIDADÃO – Moçambique – África é uma forte demonstração do potencial de unir as dimensões evangelísticas e sociais do Evangelho e buscar novos modelos de cooperação missionária em um mundo cada vez mais afligido pela pobreza de corpo e espírito em um mundo de homens alienados e condenados mas que tem a opção de vida eterna por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Para além do trabalho com as crianças EDUCAÇÃO INFANTIL, a  APC ASSOCIAÇÃO PROJETO CIDADÃO ainda atende Jovens e Adultos com a  ENAJA – Escola Noturna de Alfabetização de Jovens e Adultos.

A ENAJA Escola Noturna de Alfabetização de Jovens e Adultos é uma porta de acesso à cidadania, vida com dignidade e valorização humana e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.

O Programa esta sendo desenvolvido no Picoco 1, na Localidade do Gueguegue em Boane, Moçambique onde apresenta uma alta taxa de analfabetismo.

A APC ASSOCIAÇÃO PROJETO CIDADÃO com seus voluntários, profissionais e missionários da todo o apoio técnico, logístico bem como institucional e estrutural na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.

A APC ASSOCIAÇÃO PROJETO CIDADÃO tem como objetivo promover a superação do analfabetismo entre jovens com 16 anos ou mais e adultos além de contribuir para a universalização do ensino infantil, primário, (fundamental) em Moçambique. O que já oferece nesta fase.

Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

A APC ASSOCIAÇÃO PROJETO CIDADÃO Moçambique está neste momento buscando alianças e parcerias para ampliar as suas ações em termos de educação de qualidade e na promoção, desenvolvimento e valorização do ser humano.

Você que é profissional em educação, professor, pedagogo, psicologo educacional, assistente social, licenciados em história, geografia, língua portuguesa,  matemática, ciências, física ou você que se identifica com esta nobre causa tem a grande oportunidade de  marcar essa geração fazendo uso de seus dons, habilidades e talentos no Reino de Deus aqui em Moçambique. 

Não deixe essa oportunidade passar e depois se arrepender de não ter feito nada para a transformação social e espiritual. 

Você pastor, empreendedor empresarial, empreendedor social, venha nos visitar e ver o que esta acontecendo e onde você poderá investir e participar. Venha ser parte.

Conheça melhor as nossas propostas e trabalhos.

WEB SITE: http://www.projetocidadao.org/ 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/Projeto-Cidad%C3%A3o-175095205878244/timeline/?ref=hl 

Seja você também nosso PARCEIRO…..

Nilto Correa Cavalheiro

Diretor Executivo / Pesquisador Social 

APC ASSOCIAÇÃO PROJETO CIDADÃO – Moçambique – África
Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.
www.projetocidadao.org
contatos@projetocidadao.org
Whatsapp 00 258 8233 38 100
Telefones 00 258 8264 46 233 / 00 258 84011 3424