Pular para o conteúdo

A origem do nome de Moçambique!!

Bandeira MocambiqueA história de Moçambique encontra-se documentada pelo menos a partir do século X, quando um estudioso viajante árabe, Al-Masudi descreveu uma importante atividade comercial entre as nações da região do Golfo Pérsico e os “Zanj” (os negros) do “Bilad as Sofala”, que incluía grande parte da costa centro-norte do atual Moçambique.

Um emir árabe muçulmano de nome Mussa ibn Bique foi o primeiro governante conhecido de Moçambique antes da invasão portuguesa da região, durante a década de 1550 e no período que antecedeu à conquista colonial de grande parte da África.

Quando Vasco da Gama chegou pela primeira vez a Moçambique, em 1497, já existiam entrepostos comerciais árabes e uma grande parte da população tinha aderido ao Islã.

Porém de onde veio o nome Moçambique ?

Conta-se que ao fazer o primeiro aportamento nas terras moçambicanas, os portugueses a chamaram de ” Terras de Mussa ibn Bique” em homenagem ao seu governante, mas ao passar dos anos, como aconteceram em outras regiões do mundo colonizadas por europeus lusitanos, o nome da terra começou a ser simplificado para facilitar a pronuncia sofrendo uma corruptela de Mussa ibn Bique para Moçambique.

Conta-se que o atual território fora definido na conferência de Berlim.

O Nome Moçambique foi usado primeiramente na Ilha de Moçambique, primeira capital enquanto colônia.

A Bandeira de Moçambique

A Bandeira de Moçambique é composta por três faixas horizontais com as cores verde, preta e amarela, de cima para baixo, separadas por estreitas faixas brancas; sobreposto às faixas, junto à tralha, encontra-se um triângulo isósceles de cor vermelha, dentro do qual há uma estrela dourada de cinco pontas, com um livro ao centro, sobre a qual se cruzam uma arma e uma enxada.

O significado das cores, segundo a constituição da República de Moçambique, é o seguinte: Vermelha – a luta de resistência ao colonialismo, a Luta Armada de Libertação Nacional e a defesa da soberania; Preta – o continente africano; Verde – a riqueza do solo; Amarela-dourada – a riqueza do subsolo; e Branca – a paz.

A estrela representa a solidariedade entre os povos, a arma AK-47 simboliza de novo a luta armada e a defesa do país, o livro faz lembrar a educação por um país melhor e a enxada, a agricultura. É a única bandeira no mundo a incluir a ilustração de um fuzil moderno.

Venha participar e mostrar o Amor de Jesus aos POVOS e aqui em Moçambique por meio de seus dons e talentos, SERVINDO.

“A atitude de vocês deve ser igual a minha, porque eu o Messias, não vim para ser servido, mas para servir, e dar a minha vida por muitos”. Mateus 20.28.

Que venha Senhor o Seu Reino Senhor sobre as nossas vidas e sobre Moçambique

Muito obrigado Senhor.

Que venha o Seu Reino Senhor.

APC – Associação Projeto Cidadão – Moçambique – África

Fazendo Jesus Conhecido Através da Convivência e Serviço.

FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetocidadao.org/

Web Site: www.projetocidadao.org
E-mail: contatos@projetocidadao.org
WhatsApp e Telefone: 00 258 8264 46 233